Para você que gosta de fazer a diferença!

sábado, 20 de junho de 2009

Por que retirar as FEZES dos CÃES na rua...


Muitas pessoas quando passeam com cachorros não retiram as fezes dos animais da rua. Pensam sempre:

“ah é uma graminha saudável, está sendo adubada... logo, logo, o cocô vai sumir dali.”

Um grande erro!

Muitas vezes, as fezes de animais contem alguns bichinhos que podem causar mal aos nossos cães. O contato dele com essas fezes pode fazer ele adquirir uma doença, podendo transmiti-la para nós ou para uma criança que esteja brincando no gramado e sem querer tenha contato com os restos das fezes.

Muitas vezes nossos cães podem estar contaminados e não estar com sintomas, mas mesmo assim ele pode contaminar outros cães e pessoas.

Sabemos que muitas pessoas não gostam de cães e deixam isso visível para nós quando passeamos com nossos cachorrinhos. Mas podemos pensar que: ela não gosta de cães porque já teve algum transtorno com vizinhos ou nas ruas.

Temos que lembrar que somos responsáveis pelos nossos cães e podemos evitar que pessoas que não criam cães não tenham transtornos e tenham uma vida pacífica com nossos cachorrinhos e conosco.


Segue algumas doenças que podemos prevenir com a retirada das fezes da rua:

Larva migrans cutânea

Conhecida como bicho geográfico. É adquirida pelo contato da pele com areia, terra ou grama contaminada pelas fezes dos cães, principalmente na praia, em escolas, parquinhos ou gramados de casas. É causada pela migração de larvas do gênero Ancylostoma na pele. O sintoma que mais incomoda é a coceira, que à noite chega a ser mais intensa, provocando até insônia. Elas perfuram a pele e passam a caminhar ao acaso, abrindo túneis microscópicos na pele, formando lesões serpiginosas, daí o nome de "bicho geográfico".

Larva migrans visceral (toxocaríase)

Ocorre em humanos infectados por ovos com larva de helmintos do gênero Toxocara canis, verme muito comum em fezes de cães. Os seres humanos, principalmente crianças, infectam-se ao ingerir acidentalmente esses ovos, presentes no solo e em mãos contaminadas. A doença na maioria das vezes é assintomática ou com sintomas não-específicos (como dor abdominal e tosse seca), que podem estar presentes em outras doenças. A forma clássica da doença é a visceral - Síndrome de Larva Migrans -, onde o paciente apresenta sintomas respiratórios como falta de ar e aumento do tamanho do fígado. Uma outra forma da doença mais rara, porém mais grave, é a ocular, que pode causar cegueira nos tecidos ou no globo ocular, causando a síndrome da larva migrans ocular (LMO).

Criptococose

A criptococose é causada pelo fungo Cryptococcus neoformans. O fungo pode ser transmitido por cão, gato, ovinos, primatas e principalmente pombos, por meio da aspiração do pó com o fungo. Causa principalmente meningite grave, que pode levar o indíviduo à morte. Pode também atingir os pulmões e tem como manifestações mais freqüentes tosse produtiva, febre, dispnéia, suor intenso e emagrecimento.

Giardíase

Causada por um protozoário, que causa a doença quando está em forma de cisto. O homem se infecta com o cisto por meio da ingestão de água e alimentos contaminados ou pelo contato com as fezes de animais, sendo os cães um deles, ou de humanos infectados (rota fecal-oral). O sintomas são diarréias freqüentes, vômitos, desidratação, fraqueza, dores abdominais, podendo evoluir para problemas mais graves quando não tratados.


Outra doença que temos ter cuidado, principalmente na época da chuva:

Leptospirose - Transmitida pela urina ou pela água contaminada com urina de ratos e cães. As bactérias (leptospiras) provocam a doença penetrando nas mucosas, em ferimentos da pele ou pela ingestão da água contaminada. É comum aparecerem surtos de leptospirose em épocas de enchentes. É confundida com doenças como gripe e, principalmente, hepatite, pois os sintomas são parecidos: dor de cabeça, dor muscular, febre alta, mal-estar. Um sintoma capaz de diferenciar a leptospirose de outras doenças é a insuportável dor na batata da perna. Muitas vezes, o doente não agüenta ficar de pé. Em alguns casos, o doente pode ter icterícia (cor amarelada da pele). A leptospirose também provoca alterações no volume e na cor da urina, que muitas vezes fica mais escura.

Obrigada,

até a proxima



Nenhum comentário:

Postar um comentário